quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu

A 2ª Mostra de Turismo Sustentável, que ocorre de 16 a 18 de junho, dentro da programação do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, pretende ampliar na região a participação do turismo de base comunitária como atividade econômica. É o caso, por exemplo, dos roteiros rurais, do ecoturismo e da produção artesanal. Apesar do forte potencial, raramente essas atividades são oferecidas como atrativo turístico pelos agentes de viagem.

“Queremos convencer o agente de viagem para que ele ofereça aos turistas as opções de turismo sustentável. Porque se o agente não vende, o turismo [de base comunitária] não evolui; mas, se vende, pode gerar renda e beneficiar cada vez mais pessoas”, defendeu a diretora-executiva do Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo. O Polo Iguassu é o responsável pela organização da mostra, que tem apoio da Itaipu.

Segundo Fernanda, um convênio com o Ministério do Turismo, assinado no final do ano passado, vai viabilizar a apresentação, dentro da mostra, de dez exemplos de turismo comunitário na região, além de outros dez casos selecionados pelo governo em todo o Brasil. Também está previsto o lançamento de um concurso nacional, que irá premiar oito iniciativas de turismo comunitário.

Para abrigar todas as novidades, o espaço da mostra dentro do festival
triplicou: dos 200 metros quadrados em 2010, passará para 700 metros quadrados neste ano. “A gente plantou uma sementinha no ano passado e ela já cresceu”, destacou Fernanda, ressaltando o papel dos parceiros no projeto, entre eles, a própria Itaipu e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) – onde está instalada a sede da entidade.

Mais qualidade

Por enquanto, o Polo Iguassu está selecionando os exemplos regionais que serão apresentados na mostra. Fernanda comentou que a orientação do Ministério do Turismo é levar produtos já razoavelmente estruturados, que possam ser oferecidos de imediato para o mercado. Por isso, é possível que o número seja inferior aos dez previstos.

“Não tem problema se não conseguirmos os dez. Procuramos mais a qualidade que a quantidade. Se a gente tiver três ou quatro funcionando, ótimo. Será positivo até para fazer uma ‘inveja boa’ para o vizinho”, brincou. Fernanda salientou que a parceria com o Ministério do Turismo vai possibilitar que o projeto tenha sequência mesmo após o Festival de Turismo, inclusive com a apresentação de exemplos locais em outras feiras do País e até do exterior. “O principal é preparar as iniciativas locais para inseri-las no mercado. Esse é o nosso desafio”.


Serviço:
O Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu e a 2ª Mostra de Turismo Sustentável ocorrem de 16 a 18 de junho, no Rafain Palace Hotel. Mais informações no site do Polo Iguassu (www.poloiguassu.org).

Nenhum comentário:

Postar um comentário