quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Conheça Las Lajas, igreja colombiana sobre um abismo

Colômbia abriga um dos santuários mais visitados das Américas

                Não seria exagero dizer que o santuário colombiano de Nuestra Señora del Rosario de Las Lajas está mais perto do céu. A sua localização – sobre o cânion do rio Guaitara – é sem dúvida o motivo literal, mas também sua beleza singular: uma majestosa basílica, de pedras cinzas e brancas em estilo gótico, rodeada por uma paisagem de tirar o fôlego.
O santuário de Las Lajas fica a sete quilômetros da cidade de Ipiales, no sudeste do departamento de Nariño, na Colômbia. A basílica é uma das mais visitadas da América, recebendo milhares de peregrinos nacionais e internacionais. Este belo santuário abriga a imagem de Nossa Senhora do Rosário, em pedra, que foi encontrada por uma índia e sua filha surda, em 1754, quando ambas buscavam refúgio em uma caverna durante uma tempestade. Ao encontrar a imagem, a menina teria sido curada milagrosamente e, desde então, a Santa é reverenciada e seus milagres são inúmeros. Em 1951, foi decretada pelo Vaticano a Coroação Canônica de Nuestra Señora de Las Lajas e em 1954 a igreja foi declarada como Basílica Menor (título honorífico concedido pelo Papa por motivos como a veneração dos devotos, beleza artística da arquitetura e decoração, entre outros).
A construção da catedral começou em 1916. É uma magnífica obra de arquitetura arrojada e original, sobre um abismo em cima do cânion do rio Guaitara, o que torna a construção conhecida também como "o milagre de Deus sobre o abismo". Todos os anos, em 16 de setembro, data da aparição da Virgem, devotos se reúnem em Las Lajas, em sua homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário