sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Um passo importante

 

Catorze estados já inscreveram propostas de prevenção à exploração sexual no Portal de Convênios do Governo Federal

 

Brasília (08/10/2010) – A primeira fase do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo já tem bons resultados. Dois meses após o fim dos cursos de multiplicadores na temática, 14 estados já inseriram propostas de ações de prevenção dos casos no Portal de Convênios do Governo Federal (Siconv).

 

A primeira etapa do projeto consistiu na formação de 163 agentes multiplicadores das 27 unidades da Federação. Durante os cursos, representantes de entidades públicas e da sociedade civil foram capacitados para sensibilizar donos de hotéis, restaurantes, agências de viagens e demais atores do setor sobre a importância de não permitir a prática do crime em seus estabelecimentos.

 

Além disso, os participantes elaboraram planos de ação estaduais. O Ministério do Turismo (MTur) disponibilizou recursos para que os documentos se tornassem ações práticas. De acordo com a coordenadora do Programa Turismo Sustentável e Infância, Elisabeth Bahia, o valor inicial para cada proposta foi de R$ 120 mil.

 

"Cada estado tem uma realidade. São necessidades, distâncias e prioridades diferentes. Por isso, vamos analisar e discutir as propostas separadamente", explicou. Ela conta que um dos projetos apresentados ao MTur já foi aprovado – o de Recife, que prevê a sensibilização dos prestadores de serviços das 11 rotas turísticas do estado.

 

Os outros estados que inseriram propostas foram: Amazonas, Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Alguns deles, como o Rio de Janeiro, inseriram mais de uma proposta no Siconv. No total, 21 projetos foram apresentados.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário